01 dezembro 2008

trois femmes..

Trois femmes é o título deste quadro do Mestre. Porquê trois femmes?, três mulheres? Lembro-me da minha primeira namorada e de todas as ideias que construí em seu redor. Era uma amiga. Estava lá. Desejava a sua presença e este desejo levou-me à realização de actos que nunca imaginei ser capaz, quer pela loucura que representavam, quer pela energia que consumiam. Até hoje prezo a sua amizade... Mas o desejo esteve sempre presente por ela e por outras... mulheres que passavam sem deixar rasto, em que eu era o seu próprio rasto que existia sob a forma de memória. Em noites solitárias estas mulheres tornam-se amantes, boas amantes e a sua companhia afoga qualquer solidão, a sua voz o silêncio. Toca a presença que já não é presente e o tempo tudo leva, inclusivamente o lume em que arde a paixão, em que se desvanece o calor da memória de uma amante. Em tudo de bom e mau que é causado pela mulher tudo se torna passageiro, superficial, efémero, chega então o vazio onde só aquecem os braços de mullher, de uma mãe. E a mãe neste ciclo se perpetua. A mãe que é para mim, terá os meus filhos, a amiga que escuta, a amante que faz arder em desejo... Três mulheres, uma só... tela. Trois femmes...
Imagem: Trois femmes – Pablo Picasso

Sem comentários: